Lembro que logo que entendi de história do Brasil, me identificava com uma figura a parte da política, mas que se misturava a ela de uma forma, um tanto artística, mas sobretudo transformadora, chamado Oscar Niemeyer. Nome bonito e legal de dizer me encantava por todas aquelas curvas no concreto. Entrando na faculdade, meu primeiro trabalho foi sobre ele. Pediram uma personalidade ainda vida que fizeram a diferença na história, pensei logo no genial arquiteto. Hoje com graduação em jornalismo, venho falar de sua morte. Não, não... "A vida é um sopro!", por isso não pecarei em falar da sua morte, mas sim de vida.
Se a vida é um sopro, isso não funcionou com O cara da arquitetura. Foram vividos 104 anos muito produtivos e muito bem vividos.
O que dizer de alguém com mais de um século? Que é incrível! Incrível como suas criações e movimentos feitos em seu rabisco real. Isso é mesmo! Sempre inteligente, audacioso e sobre tudo consciente, o bom velhinho se eterniza em suas obras inovadoras. Não é atoa está tão perto do Natal.
"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem.". Realmente muito sonhador, pois foram muitas coisas que aconteceram em sua vida. O que dizer, da criação de uma "cidade"??Brasília sem suas esculturas e visões, poderia ser rodado um Walking Dead, fácil! Zumbis engravatados querendo sangue brasileiro! ( Certo, viajei! Mas... ). Algo que o Niemeyer era contrário. O gênio era comunista e sofreu com a ditadura, mas logo o governo se rendeu aos encantos de sua arte.
O personagem de lendário, nunca o consumiu. Conhecido pela sua simplicidade e talento, assinou os mais interessantes e impressionantes projetos arquitetônicos do Brasil. "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo universo, o universo curvo de Einstein." Genial! Tão na moda, tão contemporâneo, tão Niemeyer. Porque foi com este pensamento que fez algo além do seu tempo, que foi levar movimento ao inflexível.
Curvas no concreto, prédios modernos, esculturas incríveis, dimensões exageradas e preocupação com o povo. "Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meu ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral." Define um pouco o Oscar, bem mais humano do que lendário. E se é para felicidade da geral, fica uma infinidade de suas criações fantásticas, além de seu brilhantismo e visão única que nunca serão abalados.
E como genialidade está cada vez mais extinta nesse planeta de meu Deus, deixo uma frase bem Good:
" Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória. O segundo eu não me lembro." Hahaha
Ps.: Todas as frases usadas entre aspas foram de Oscar Niemeyer
Nenhum comentário:
Postar um comentário