sábado, 13 de novembro de 2010

Hippie and Hair

Estreiou no Rio de Janeiro um dos musicais mais esperados do ano, "Hair", a mais nova produção da dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho. No fim de semana passada, alguns privilegiados puderam comprar ingressos para assistir ao ensaio aberto e, nessa quarta, outros ainda mais privilegiados foram convidados para assistir a primeira apresentação, incluindo aí integrantes da primeira versão de "Hair" feita no Brasil, em 1969. Preparei uma lista com dez filmes que ajudarão a entender o universo hippie que domina o musical. São eles:

1 - Across the Universe
O “musical dos Beatles” se passa durante toda a década de 60, do começo alegre ao final de Guerra e protestos. Foi nesse período, inclusive, que a própria banda fez a sua trajetória. Por meio das músicas do quarteto fantástico foi retratada a trajetória do jovem despreocupado de "Twist and Shout" ao jovem atormentado de "Strawberry Fields Forever". Esse mesmo jovem que teve poucos anos para crescer, se conscientizar e lutar pela própria causa. Lutar, ao lado de seus amigos e de uma certa outra amiguinha aí.



2 - Os EUA vs John Lennon
É o documentário que melhor retrata a situação política americana no final dos anos 60 e início dos anos 70. John Lennon não apenas criou hinos hippies, como é o maior símbolo hippie que podemos ter. Conscientizado, ativo, psicodélico, perseguido e cabeludo!



3 - Geração Bendita - É Isso Aí Bicho!
Na década de 60, brasileiros e estrangeiros se reuniram no Rio de Janeiro e formaram uma tribo hippie com 68 pessoas com o objetivo de viver com seus próprios ideais, paz e amor. Para que o Brasil soubesse de sua existência e seu modo de vida, eles decidiram criar um longa ficcional. "Geração Bendita - É Isso Aí Bicho!" foi produzido em 1970, sofreu censura e cortes em 1971, conseguiu aprovação em 1973, mas novamente foi censurado e apreendido no fim desse mesmo ano. Hoje em dia os produtores conseguiram o filme de volta e já existem cópias em DVD.


4 - Platoon
O diretor Oliver Stone serviu na Guerra do Vietnã e relatou sua experiência no longa autobiográfico "Platoon", ganhador de quatro estatuetas do Oscar em 1987 (melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem). Se os hippies se manifestavam fervorosamente sem saber exatamente o que estava acontecendo no Vietnã, imagina se pudessem ver imagens como as reproduzidas em "Platoon"!


5 - Nascido em 4 de Julho
Oliver Stone volta a abordar a Guerra do Vietnã neste longa que lançou o astro Tom Cruise. Desta vez, Stone aborda o que acontece com os soldados que retornam para casa: homens que voltam fisicamente diferentes (no caso do protagonista, paraplégico), mas, principalmente, psicologicamente destruídos. Traumatizados e descrentes, não conseguem viver como antes e são obrigados a lidar com uma sociedade que é favorável a Guerra e os trata como heróis, quando eles mesmos sabem que não são, ou é protestante e os exclui por terem feito parte de tudo isso o que abominam.


6 - Aconteceu em Woodstock
Baseado em fatos reais, o filme representa os jovens hippies, seus espíritos e buscas, além da visão dos mais conservadores sobre essa tribo. Este papel fica com os moradores da comunidade de Elliot, jovem que além de abrigar um bando de atores psicodélicos em seu celeiro, propõe que o festival Woodstock seja realizado em sua pequena cidade. Os extras do DVD são imperdíveis, trazem depoimentos dos reais realizadores do Festival.



7 - Milk
Longa baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk, que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia. Apesar de a história não focar o movimento hippie, que já existia há alguns anos, “Milk” mostra o desejo de reformas políticas que continuou presente durante os anos 70. A luta de Milk que o transformou em um líder político, comandando campanhas nacionais pelos direitos dos gays, recebendo inclusive apoios conservadores, como do então aspirante à presidência Ronald Regan.


8 - Bananas
Woody Allen com seu humor irônico não deixaria de colocar uma lente de aumento em uma época de grande contestação política como esta. Em “Bananas” ele conta a história de um rapaz ordinário e atrapalhado que se apaixona por uma manifestante. Esta, por sua vez, não acha que alguém que não faça parte de nenhum movimento possa ser interessante.


9 - Na natureza selvagem
Apesar de fora de época, podemos ter uma ideia da ideologia hippie, pois ela é carregada pelo protagonista. Christopher abandona a sua família e cidade e sai sem rumo. É aí que ele encontra em seu caminho um casal que ainda vive a realidade hippie e continua com uma vida nômade.


10 - Hair
A versão cinematográfica modificou e muito o enredo do teatro, mas o filme é valido e ótimo para irmos nos familiarizando com alguns dos personagens, sentirmos o ritmo das músiicas e ficarmos ainda mais ansiosos para ver o a peça ao vivo e a cores, muitas cores!

Nenhum comentário:

Compartilhe!

Acompanhar AchaGood